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ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea  and  PRESADA, William Andrew. DESIGN DE GAMIFICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE TUTORES EM UM CURSO ONLINE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.887-904. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8648223.

Este artigo analisa o uso da abordagem de gamificação na formação de tutores a distância, baseada no desenvolvimento de competências múltiplas. Verifica as possibilidades e limitações da abordagem de gamificação estrutural e de conteúdo para promover o engajamento dos participantes ao longo de um curso a distância e simular situações-problema autênticas enfrentadas pelos tutores em seu campo de atuação real. Pelo emprego da pesquisa formativa, um tipo de Design Based Research (DBR), empreendeu-se a análise de um caso naturalístico post factum, tendo em vista contribuir para melhoria da abordagem original. Dados quantitativos e qualitativos foram coletados em uma turma-piloto que contou com 54 estudantes inscritos. Os resultados indicam que a combinação dos dois tipos de gamificação, a despeito de terem fundamentos teóricos distintos, pode contribuir para potencializar o engajamento dos participantes em cursos a distância e para propiciar oportunidades de transpor para a prática aquilo que foi discutido teoricamente no que se refere à postura do tutor diante de situações-problema em cursos a distância.

Keywords : Aprendizagem Online; Tutor; Design; Ensino Superior; Educação a Distância; Gamification.

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