SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESPAÇO PÚBLICO EDUCACIONAL TENDO COMO EIXO DE DEBATE A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS DE RECIFEO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL FRENTE ÀS FRAGILIDADES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea  e  PRESADA, William Andrew. DESIGN DE GAMIFICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE TUTORES EM UM CURSO ONLINE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.887-904. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8648223.

Este artigo analisa o uso da abordagem de gamificação na formação de tutores a distância, baseada no desenvolvimento de competências múltiplas. Verifica as possibilidades e limitações da abordagem de gamificação estrutural e de conteúdo para promover o engajamento dos participantes ao longo de um curso a distância e simular situações-problema autênticas enfrentadas pelos tutores em seu campo de atuação real. Pelo emprego da pesquisa formativa, um tipo de Design Based Research (DBR), empreendeu-se a análise de um caso naturalístico post factum, tendo em vista contribuir para melhoria da abordagem original. Dados quantitativos e qualitativos foram coletados em uma turma-piloto que contou com 54 estudantes inscritos. Os resultados indicam que a combinação dos dois tipos de gamificação, a despeito de terem fundamentos teóricos distintos, pode contribuir para potencializar o engajamento dos participantes em cursos a distância e para propiciar oportunidades de transpor para a prática aquilo que foi discutido teoricamente no que se refere à postura do tutor diante de situações-problema em cursos a distância.

Palavras-chave : Aprendizagem Online; Tutor; Design; Ensino Superior; Educação a Distância; Gamification.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )