SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4DISEÑO DE GAMIFICACIÓN PARA LA FORMACIÓN DE TUTORES EN UN CURSO ENLINEAESTUDIOS DE BEBÉS: LÍNEAS Y PERSPECTIVAS DE UN CAMPO EN CONSTRUCCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCAFF, Elisangela Alves da Silva; OLIVEIRA, Marli dos Santos de  y  LIMA, Simone Estigarribia de. O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL FRENTE ÀS FRAGILIDADES DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.905-923. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649255.

O objetivo do presente texto é examinar o Planejamento educacional brasileiro, notadamente o Plano Nacional de Educação (2014-2024), no que se refere às limitações que se apresentam à sua concretização, face à recente aprovação da Emenda Constitucional n.º 95 de 2016. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, por meio de levantamento de documentos oriundos do governo federal, analisados à luz da literatura atinente a temática. Nota-se que, historicamente, o planejamento educacional brasileiro é marcado por intermitências de ordem político-econômica. A aprovação da Emenda Constitucional n.º 95 de 2016 sinaliza percalços no alcance das metas e estratégias dos planos decenais de educação, haja vista reduzir os investimentos públicos, de modo geral, nos direitos sociais e, em particular, na educação.

Palabras clave : Planejamento Educacional; Plano Nacional de Educação; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )