SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL FRENTE ÀS FRAGILIDADES DA DEMOCRACIA BRASILEIRAA QUESTÃO DA FORMAÇÃO A PARTIR DE ‘PROUST E OS SIGNOS’ - O ACASO DO ENCONTRO E A NECESSIDADE DO PENSAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TEBET, Gabriela de Campos  e  ABRAMOWICZ, Anete. ESTUDOS DE BEBÊS: LINHAS E PERSPECTIVAS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.924-946. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649692.

Este artigo se propõe a integrar e contribuir para compor o campo epistemológico e metodológico denominado “Estudos de bebês” nas ciências sociais e humanas. A partir de pesquisa bibliográfica, identificaram-se contribuições da História, Medicina, Psicologia e Psicanálise, Antropologia, Sociologia, Pedagogia, Filosofia e Geografia para o campo em construção. Argumenta-se que a ideia de criança, entendida como uma figura conceitual que sustenta os Estudos da infância, não abarca os bebês. Os resultados da pesquisa indicam produções e debates que podem contribuir para compor um território no qual bebês estejam presentes e sejam centrais. A partir das linhas traçadas e de uma aproximação com uma perspectiva pós-estrutural, apresenta-se uma proposta de compreensão epistemológica da figura Bebê. Indica-se, como abordagens promissoras para os Estudos de bebês, perspectivas metodológicas em construção, pautadas nas cartografia e nos mapas de trajetos, na medida em que poderiam permitir aos investigadores seguir os minúsculos, mesmo que mínimos, gestos e eventos que compõem as vidas dos bebês e contribuir para uma melhor compreensão deles a partir de suas próprias perspectivas.

Palavras-chave : Criança; Recém-nascido; Infância; Cartografia; Ciências Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )