SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4BABY STUDIES: LINES AND PERSPECTIVES OF A FIELD BEING CONSTRUCTEDTRANSLATING READING-WRITINGS: EMPIRICAL REINVENTION OF THE FILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DIAS, Rosimeri de Oliveira; BARROS, Maria Elizabeth Barros de  and  RODRIGUES, Heliana Conde de Barros. A QUESTÃO DA FORMAÇÃO A PARTIR DE ‘PROUST E OS SIGNOS’ - O ACASO DO ENCONTRO E A NECESSIDADE DO PENSAMENTO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.947-962. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649718.

O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.

Keywords : Formação de professores; Deleuze; Escola básica; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )