SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4CATEGORIES OF NARRATIVES: MAIN USES IN RESEARCH AND TRAINING OF PEDAGOGUESBETWEEN THE PUBLIC TEACHER AND THE PRIVATE THINKER: THE FIGURE OF THE MASTER IN DELEUZE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MARTINS, Marcos Francisco. "TRADUÇÃO" DA ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SAVIANI. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.997-1017. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915.

Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica sobre as formulações de Gramsci e de Saviani em relação à escola. São empregados textos gramscianos do período pré-carcerário e carcerário, para demonstrar que a preocupação do sardo com a “tradução” nasceu na juventude, amadurecendo posteriormente. Entre as obras de Saviani, são focadas as que marcaram o nascimento da pedagogia histórico-crítica. Defende-se a ideia de que a pedagogia originariamente produzida por Saviani é tradução da escola unitária de Gramsci. A exposição é dividida em três partes: na primeira, consta a leitura do conceito de tradução e tradutibilidade em Gramsci; na segunda, há a caracterização da escola unitária; na parte final, a concepção gramaciana de escola é aproximada da de Saviani, para demonstrar que pode ser interpretada como tradução daquela.

Keywords : Gramsci; Dermeval Saviani; Escola unitária; Pedagogia histórico-crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )