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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Marcos Francisco. "TRADUÇÃO" DA ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SAVIANI. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.997-1017. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915.

Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica sobre as formulações de Gramsci e de Saviani em relação à escola. São empregados textos gramscianos do período pré-carcerário e carcerário, para demonstrar que a preocupação do sardo com a “tradução” nasceu na juventude, amadurecendo posteriormente. Entre as obras de Saviani, são focadas as que marcaram o nascimento da pedagogia histórico-crítica. Defende-se a ideia de que a pedagogia originariamente produzida por Saviani é tradução da escola unitária de Gramsci. A exposição é dividida em três partes: na primeira, consta a leitura do conceito de tradução e tradutibilidade em Gramsci; na segunda, há a caracterização da escola unitária; na parte final, a concepção gramaciana de escola é aproximada da de Saviani, para demonstrar que pode ser interpretada como tradução daquela.

Palavras-chave : Gramsci; Dermeval Saviani; Escola unitária; Pedagogia histórico-crítica.

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