SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4BETWEEN THE PUBLIC TEACHER AND THE PRIVATE THINKER: THE FIGURE OF THE MASTER IN DELEUZEACADEMIC EMOTIONS, SELF-REGULATION, AND THEIR IMPACT ON MOTIVATION AND ACHIEVEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Messias Furtado  and  TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA: ANÁLISE DO DISCURSO DO INDÍGENA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NÃO INDÍGENA NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1036-1058. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072.

Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para investigar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Analisamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo.

Keywords : Interculturalidade; Educação indígena; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )