SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4ENTRE EL PROFESOR PÚBLICO Y EL PENSADOR PRIVADO: LA FIGURA DEL MAESTRO EM DELEUZEEMOCIONES ACADÉMICAS, REGULACIÓN, Y SU IMPACTO SOBRE MOTIVACIÓN Y DESEMPEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Messias Furtado  y  TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA: ANÁLISE DO DISCURSO DO INDÍGENA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NÃO INDÍGENA NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1036-1058. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072.

Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para investigar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Analisamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo.

Palabras clave : Interculturalidade; Educação indígena; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )