SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4INDIGENOUS MAJOR EDUCATION: ANALYSIS OF INDIGENOUS DISCOURSE ON THE ROLE OF NON-INDIGENOUS TEACHERS IN THEIR ACADEMIC FORMATIONTHE WRITING OF THE DEAF IN INTERACTION LEARNING ENVIRONMENT MEDIATED BY LIBRAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BZUNECK, José Aloyseo. EMOÇÕES ACADÊMICAS, AUTORREGULAÇÃO E SEU IMPACTO SOBRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1059-1075. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251.

O texto é uma revisão da literatura mais recente sobre emoções acadêmicas e sua autorregulação. Com base em dados de pesquisa, são descritas emoções positivas e negativas, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho, à luz das teorias de atribuição de causalidade, de Weiner e de controle-valorização, de Pekrun. Foram selecionadas as emoções negativas de vergonha, tédio e ansiedade, mais frequentemente focalizadas nos estudos, sobre as quais foram descritas diversas estratégias de autorregulação que os alunos podem usar nos contextos de aprendizagem. Foi discutida a relevância da teoria social cognitiva para explicar os processos de autorregulação, bem como para ajudar alunos a se tornarem capazes de regular emoções negativas. Por último, foram dadas sugestões de pesquisa futuras em nosso meio.

Keywords : Emoções acadêmicas; Autorregulação emocional; Teorias sobre emoções; Motivação acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )