SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4EDUCACIÓN SUPERIOR INDÍGENA: ANÁLISIS DEL DISCURSO DEL INDÍGENA SOBRE EL PAPEL DEL PROFESOR NO INDÍGENA EN SU FORMACIÓN ACADÉMICALA ESCRITURA DE ALUMNOS CON SORDERA EN AMBIENTE INTERACCIONAL DE APRENDIZAJE MEDIADO POR LENGUA DE SEÑAS (LIBRAS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BZUNECK, José Aloyseo. EMOÇÕES ACADÊMICAS, AUTORREGULAÇÃO E SEU IMPACTO SOBRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1059-1075. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251.

O texto é uma revisão da literatura mais recente sobre emoções acadêmicas e sua autorregulação. Com base em dados de pesquisa, são descritas emoções positivas e negativas, suas origens e seus efeitos sobre a motivação e o desempenho, à luz das teorias de atribuição de causalidade, de Weiner e de controle-valorização, de Pekrun. Foram selecionadas as emoções negativas de vergonha, tédio e ansiedade, mais frequentemente focalizadas nos estudos, sobre as quais foram descritas diversas estratégias de autorregulação que os alunos podem usar nos contextos de aprendizagem. Foi discutida a relevância da teoria social cognitiva para explicar os processos de autorregulação, bem como para ajudar alunos a se tornarem capazes de regular emoções negativas. Por último, foram dadas sugestões de pesquisa futuras em nosso meio.

Palabras clave : Emoções acadêmicas; Autorregulação emocional; Teorias sobre emoções; Motivação acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )