SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4THE WRITING OF THE DEAF IN INTERACTION LEARNING ENVIRONMENT MEDIATED BY LIBRASDEMOCRATIZATION OF INFORMATION AND KNOWLEDGE BY MEANS OF ACCESSIBILITY IN DIGITAL DOCUMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ZAGO, Luiz Felipe; GUIZZO, Bianca Salazar  and  PEREIRA, Evelyn Santos. PEDAGOSELFIE: OS SIGNIFICADOS DO CORPO E DA IMAGEM NA PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS ENTRE JOVENS MENINAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1096-1116. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650314.

O artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições culturais da visibilidade dos corpos por meio da prática de produção e publicação de autorretratos - as chamadas selfies - feitos por jovens meninas. O objetivo é analisar, a partir de uma perspectiva culturalista, os modos como meninas estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul utilizam-se de telefones celulares e redes sociais para produzir e compartilhar suas selfies. A metodologia consistiu na realização de três grupos de discussão com as estudantes da escola selecionada que se voluntariassem a falar sobre corpo, imagem e tecnologia, sob a coordenação de uma pesquisadora. Cria-se o neologismo pedagoselfie para designar, com base nas análises das falas das participantes, a operação de determinada pedagogia no processo de ensinagem-aprendizagem de significados e práticas de produção de selfies - significados para os quais convergem pedagogia, corpo, imagem e tecnologia. Conclui-se que a produção e publicação de selfies podem estar articuladas à circunscrição de um regime de visibilidade singular do tempo presente, na medida em que a exposição da imagem de si ao outro depende de um escrutínio visual que regula a produção, edição e publicação de selfies em redes sociais on-line.

Keywords : Corpo; Imagem; Redes Sociais; Pedagogia Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )