SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4PEDAGOSELFIE LOS SIGNIFICADOS DEL CUERPO Y DE LA IMAGEN EN LA PRODUCCIÓN DE AUTORRETRATOS ENTRE ALUMNAS LICEALESUSO DE DIGITAL STORYTELLING ENTORNOS DE APRANDIZAJE BASADO EM JUEGOS DIGITALES: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE PUBLICACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SCHMITZ, Daniele dos Anjos  y  PAVAO, Ana Cláudia Oliveira. DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO POR MEIO DA ACESSIBILIDADE EM DOCUMENTOS DIGITAIS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1117-1137. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361.

A garantia ao acesso de pessoas com deficiência no ensino superior está prevista em lei. No entanto, a efetiva participação dos estudantes nos diferentes aspectos da vida acadêmica suscita preocupação, assim como a conclusão dos seus estudos. Então, para apoiar esse processo de inclusão, considerando a acessibilidade digital, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que mostra os dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e o desenvolvimento de um manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis em editores de texto. Para a realização deste estudo, o referencial teórico traz informações relacionadas à acessibilidade e à democratização da informação e do conhecimento, bem como diretrizes e recomendações de acessibilidade. A abordagem metodológica envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso do contexto da investigação. Os resultados apontaram que o manual é uma forma de contribuir com os servidores da universidade no processo de criação de documentos digitais acessíveis, atingindo-se assim os objetivos da pesquisa.

Palabras clave : Democratização; Acessibilidade; Acesso à informação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )