SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4PEDAGOSELFIE: OS SIGNIFICADOS DO CORPO E DA IMAGEM NA PRODUÇÃO DE AUTORRETRATOS ENTRE JOVENS MENINASUTILIZAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SCHMITZ, Daniele dos Anjos  e  PAVAO, Ana Cláudia Oliveira. DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO POR MEIO DA ACESSIBILIDADE EM DOCUMENTOS DIGITAIS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1117-1137. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361.

A garantia ao acesso de pessoas com deficiência no ensino superior está prevista em lei. No entanto, a efetiva participação dos estudantes nos diferentes aspectos da vida acadêmica suscita preocupação, assim como a conclusão dos seus estudos. Então, para apoiar esse processo de inclusão, considerando a acessibilidade digital, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que mostra os dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e o desenvolvimento de um manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis em editores de texto. Para a realização deste estudo, o referencial teórico traz informações relacionadas à acessibilidade e à democratização da informação e do conhecimento, bem como diretrizes e recomendações de acessibilidade. A abordagem metodológica envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso do contexto da investigação. Os resultados apontaram que o manual é uma forma de contribuir com os servidores da universidade no processo de criação de documentos digitais acessíveis, atingindo-se assim os objetivos da pesquisa.

Palavras-chave : Democratização; Acessibilidade; Acesso à informação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )