SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO POR MEIO DA ACESSIBILIDADE EM DOCUMENTOS DIGITAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

AOKI, Ricardo Luiz; FIUZA, Patricia Jantsch  e  LEMOS, Robson Rodrigues. UTILIZAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1138-1160. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649913.

A utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.

Palavras-chave : Narrativa Digital; Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais; Jogos Digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )