SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1MONTAGEM DO PENSAMENTO E DA ESCRITA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAÇÕES ENTRE DELEUZE E DIDI-HUBERMAN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

EVANGELISTA, Kelly Cristiny Martins et al. "OS HOMENS QUE ODIAVAM AS MULHERES": RELAÇÕES DE GÊNERO EM JOGOS INTERNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.3-22.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8648406.

As relações de gênero estão presentes em diferentes espaços sociais e muitas vezes expressam posturas preconceituosas. Nesse sentido, este texto analisa a relação entre o gênero feminino e a cultura em um evento esportivo e cultural na cidade de Goiânia, a partir de um regulamento sexista amplamente divulgado nas mídias regionais. Quanto à metodologia, foi feita uma análise documental com o ranking disponibilizado por mídias sociais, visto que nele havia dezenove itens discriminados segundo os critérios de interesse relacional heterossexual durante os jogos realizados no evento de uma universidade pública do estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil. Sobre os resultados, os dados demonstram um movimento no qual a relação de subalternidade de alguns grupos foi evidenciada; a virilidade masculina protagonizou o evento, de forma que se estabeleceram relações desiguais entre homens e mulheres, nas quais os corpos femininos foram colocados sob extrema avaliação e constrangimento. Como conclusão, aponta-se para uma série de preconceitos quanto aos comportamentos sexistas, misóginos, heteronormativos e étnico-raciais.

Palavras-chave : Corpo; Gênero; Cultura; Mulher; Violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )