SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1"OS HOMENS QUE ODIAVAM AS MULHERES": RELAÇÕES DE GÊNERO EM JOGOS INTERNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICAMACRO/MICROPOLÍTICA, COTIDIANO ESCOLAR E CONSTITUIÇÃO DE UM CORPO COLETIVO EM DEVIR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RODRIGUES, Elisandro  e  SCHULER, Betina. MONTAGEM DO PENSAMENTO E DA ESCRITA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAÇÕES ENTRE DELEUZE E DIDI-HUBERMAN. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.23-46.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650463.

Este artigo toma o conceito de montagem operado na filosofia e nas artes por Deleuze e Didi-Huberman, realizando certa extração para compor uma problematização da montagem do pensamento e da escrita em educação. Toma-se, assim, a montagem como procedimento filosófico, gesto político e criação artística. Quando escrevemos em educação, sobre educação, para educadores, produzimos imagens de pensamento por meio de tais produções. Interessa, então, apreender os funcionamentos desse conceito para operá-lo nos deslocamentos possíveis do que se pensa e se escreve em educação, em especial, na escrita acadêmica. Entendemos que tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento dogmático em educação.

Palavras-chave : Montagem; Pensamento; Escrita Acadêmica; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )