SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1MONTAGE OF ACADEMIC THOUGHT AND WRITING IN EDUCATION: SCONVERSATIONS BETWEEN DELEUZE AND DIDI-HUBERMANONTOLOGY OF POST-HUMANIST EDUCATION IN HEIDEGGER AND FOUCAULT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARVALHO, Janete Magalhães. MACRO/MICROPOLÍTICA, COTIDIANO ESCOLAR E CONSTITUIÇÃO DE UM CORPO COLETIVO EM DEVIR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.47-62.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650819.

Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.

Keywords : Corpo; Macro/Micropolítica; Cotidiano escolar; Coletivo; Afetos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )