SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1MACRO/MICROPOLITICA, COTIDIANO ESCOLAR Y CONSTITUCIÓN DE UN CUERPO COLECTIVO EM DEVENIRPRÁCTICAS DE GOBERNAMIENTO EN LIBROS DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL: SENSIBILIDADES, DISPOSICIONES Y CONCIENCIACIONES EN DISCURSO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir  y  DORO, Marcelo José. ONTOLOGIA DA FORMAÇÃO PÓS-HUMANISTA EM HEIDEGGER E FOUCAULT. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.63-83.  Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650840.

Processos educacionais formativos reportam-se a formas de compreensão do ser humano. A ampla tradição ocidental, filosófico-pedagógica, é marcada pela concepção de ser humano como substância imóvel, da qual se derivou a noção de educação como desabrochamento das potencialidades prontas, as quais residiriam na interioridade humana. Essa maneira de pensar justificou a relação vertical entre educador e educando, colocando exclusivamente nas mãos das gerações mais velhas o poder de decidir sobre o futuro das gerações mais novas. O presente ensaio, baseando-se na ontologia fundamental de Martin Heidegger e na ontologia do presente de Michel Foucault, pretende desconstruir a noção de natureza humana como essência pronta. Dividindo-se em três momentos, investiga no primeiro aspectos da destruição (Destruktion) da história da ontologia empreendida por Heidegger, apresentando sua compreensão de ser humano como historicidade. No segundo momento, reconstrói o duplo movimento que sustenta a ontologia do presente de Foucault, a saber, filosofia como investigação crítica da atualidade e, simultaneamente, como questionamento sobre o sujeito que investiga tal atualidade. Por fim, no terceiro e último momento, o ensaio procura esboçar alguns traços da ontologia de formação pós-humanista, tornando evidente que a historicidade do Dasein inspirou a consideração da menoridade como grande débito ontológico que o sujeito possui consigo mesmo. Também afirma, nesse contexto, o quanto a passagem para a maioridade depende do trabalho formativo do sujeito consigo mesmo em sua relação de existência com o mundo.

Palabras clave : Ser humano; Formação humana; Historicidade; Cuidado de si; Disposição de abertura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )