SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO EM LIVROS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: SENSIBILIDADES, DISPOSIÇÕES E CONSCIENTIZAÇÕES EM DISCURSOPERCEPÇÕES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE: EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

WALTER, Fernanda Omelczuk. CINEMA-EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS A PARTIR DO DIÁLOGO BRASIL - CUBA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.105-125.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v1i1.8651182.

O texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nesta trajetória, identificamos um elo metodológico comum, que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação, as quais emergem de demandas e desafios contemporâneos.

Palavras-chave : Cinema e educação; Aprendizagem de cinema; Cinema e audiovisual; Cinema latino-americano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )