SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1CINE-EDUCACIÓN EN AMÉRICA LATINA: REFLEXIONES METODOLÓGICAS A PARTIR DEL DIÁLOGO BRASIL - CUBAACOSO ESCOLAR Y LOS PROCESOS DE RESILIENCIA EN SÍ BAJO LA ÓPTICA DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  VASCONCELOS, José Gerardo. PERCEPÇÕES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE: EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.126-144.  Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651291.

A pesquisa objetivou compreender as percepções juvenis acerca do significado da experiência socioeducativa de internação, medida privativa de liberdade que se propõe a ser educativa e socializadora. Com a metodologia da história oral biográfica, coletaram-se sete entrevistas livres como fontes primárias. Os resultados apontaram característica acerca do perfil dos jovens - defasagem escolar, ingresso precoce no mercado de trabalho, baixa renda, desagregação familiar e reincidência infracional - e exprimiram cinco categorias que problematizam a experiência da internação - violência sofrida, identidade infratora, perspectivas e planos dos jovens, código de ética e significado da internação. A discussão, realizada mediante a análise de conteúdo, constatou percepções negativas referentes à socioeducação e educação na internação associada à perda de tempo e prevalência do caráter punitivo em detrimento do educativo, já que o disciplinamento coercitivo promovia clima pouco amistoso sob a tônica da violência e a educação era negligenciada e relegada a plano inferior de importância.

Palabras clave : Jovem; Educação; Internação; Socioeducação; Ressocialização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )