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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FRANCISCO, Marcos Vinicius  e  COIMBRA, Renata Maria. BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI SOB A ÓTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.145-163.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651418.

Nesta investigação analisou-se o processo de apropriação de objetivações culturais, favorecedoras da resiliência em-si em jovens expostos ao bullying escolar. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa, 06 jovens de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo, Brasil. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que os participantes vêm se apropriando de algumas objetivações humanas, tais como as atividades e espaços que contemplam o lazer, a música, a literatura e outras manifestações artísticas. Embora tais objetivações os tenham conduzido ao enfrentamento do bullying escolar, por meio da resiliência em-si, desenvolvida na relação dialética entre mecanismos mediadores de risco e proteção, tal enfrentamento é pontual, pois os estudantes continuam centrados no modelo de organização social que produz tal manifestação de violência.

Palavras-chave : Bullying escolar; Resiliência em-si; Teoria Histórico-Cultural.

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