SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1ON FUN AND ADVENTURE IN TOURISM: DISCIPLINE, CONSUMPTION, INFANTILIZATIONBLENDED LEARNING AN ANALYSIS OF THE CONCEPT, CURRENT SCENARIO AND RESEARCH TRENDS IN BRAZILIAN THESIS AND DISSERTATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina  and  AGLI, Betânia Alves Veiga Dell’. O DESEMPENHO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.182-201.  Epub Oct 24, 2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651482.

O objetivo deste artigo é analisar a percepção que os universitários têm sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação foi percebida como grande apoiadora nos estudos, porém havia alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos por calouros ou veteranos e mais da metade indicava que raramente ou nunca recebiam incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.

Keywords : Educação Superior; Tecnologia Educacional; Evasão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )