SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1SOBRE DIVERSIÓN Y AVENTURA EN EL TURISMO: DISCIPLINA, CONSUMO, INFANTILIZACIÓNBLENDED LEARNING UN ANÁLISIS DEL CONCEPTO, EL ESCENARIO ACTUAL Y LAS TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN TESIS Y DISSERTACIONES BRASILEÑAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina  y  AGLI, Betânia Alves Veiga Dell’. O DESEMPENHO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.182-201.  Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651482.

O objetivo deste artigo é analisar a percepção que os universitários têm sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação foi percebida como grande apoiadora nos estudos, porém havia alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos por calouros ou veteranos e mais da metade indicava que raramente ou nunca recebiam incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.

Palabras clave : Educação Superior; Tecnologia Educacional; Evasão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )