SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1SOBRE DIVERSÃO E AVENTURA NO TURISMO: DISCIPLINA, CONSUMO, INFANTILIZAÇÃOBLENDED LEARNING UMA ANÁLISE DO CONCEITO, CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NASCIMENTO, Wagner Roberto Dias; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina  e  AGLI, Betânia Alves Veiga Dell’. O DESEMPENHO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.182-201.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651482.

O objetivo deste artigo é analisar a percepção que os universitários têm sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para sua aprendizagem. Participaram do estudo 308 alunos de um curso presencial em uma universidade pública brasileira. Foi utilizado um questionário online como instrumento de coleta, em que seus dados foram analisados com uma abordagem quantitativa. Identificou-se que a tecnologia digital de informação e comunicação foi percebida como grande apoiadora nos estudos, porém havia alta heterogeneidade de sua apropriação nos estudos por calouros ou veteranos e mais da metade indicava que raramente ou nunca recebiam incentivo dos professores para a utilizarem. A apropriação desse recurso pode ampliar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar.

Palavras-chave : Educação Superior; Tecnologia Educacional; Evasão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )