SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1THE PERFORMANCE IN DIGITAL TECHNOLOGIES FOR LEARNING: A STUDY WITH UNIVERSITYCARTOGRAPHY OF AN EXPERIMENTATION PROCESS WITH ART AND LANGUAGES IN GEOGRAPHY CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha  and  ROZA, Marcelo Pedroso da. BLENDED LEARNING UMA ANÁLISE DO CONCEITO, CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.202-221.  Epub Oct 24, 2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651638.

O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.

Keywords : Métodos de Ensino; Revisão de Literatura; Ensino Superior; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )