SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1BLENDED LEARNING AN ANALYSIS OF THE CONCEPT, CURRENT SCENARIO AND RESEARCH TRENDS IN BRAZILIAN THESIS AND DISSERTATIONSTEACHING (TRANS) FORMATION: CONTRIBUTIONS OF LIFE EXPERIENCES TO INITIAL TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREIRA, Ernandes de Oliveira  and  GIRARDI, Gisele. CARTOGRAFIA DE UM PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO COM ARTE E LINGUAGENS EM AULAS DE GEOGRAFIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.222-241.  Epub Oct 24, 2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651867.

Apresenta-se uma possibilidade de experimentação, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e, com efeito, movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de Geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação, sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional.

Keywords : Cartografia; Mapas; Arte; Educação Profissional; Palavras chave; Palavras chave.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )