SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1BLENDED LEARNING UN ANÁLISIS DEL CONCEPTO, EL ESCENARIO ACTUAL Y LAS TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN TESIS Y DISSERTACIONES BRASILEÑAS(TRANS)FORMACIÓN DE LA DOCENCIA: CONTRIBUICIONES DE VIDA EN LA FORMACÍON INICIAL DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PEREIRA, Ernandes de Oliveira  y  GIRARDI, Gisele. CARTOGRAFIA DE UM PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO COM ARTE E LINGUAGENS EM AULAS DE GEOGRAFIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.222-241.  Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651867.

Apresenta-se uma possibilidade de experimentação, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e, com efeito, movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de Geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação, sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional.

Palabras clave : Cartografia; Mapas; Arte; Educação Profissional; Palavras chave; Palavras chave.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )