SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1BLENDED LEARNING UMA ANÁLISE DO CONCEITO, CENÁRIO ATUAL E TENDÊNCIAS DE PESQUISA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRASRELATO DE EXPERIENCIA: (TRANS)FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PEREIRA, Ernandes de Oliveira  e  GIRARDI, Gisele. CARTOGRAFIA DE UM PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO COM ARTE E LINGUAGENS EM AULAS DE GEOGRAFIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.222-241.  Epub 24-Out-2018. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651867.

Apresenta-se uma possibilidade de experimentação, em aulas de geografia, que articula os conceitos de cartografia e mapas, bem como rizomas e desterritorialização/reterritorialização a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa experiência trouxe como evidência que arte e ciência geográfica, quando funcionam como intercessoras umas das outras, podem propiciar novas maneiras de pensar o espaço e, com efeito, movimentar o pensamento dos jovens em torno do currículo de Geografia do ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. Durante a experimentação, o comportamento dos estudantes deslocou-se de uma atitude de subordinação aos paradigmas impostos pelo capitalismo global propagado pelos meios de comunicação, sobretudo internet, para uma postura de subversão criativa desse pensamento homogêneo, mesmo no contexto da educação profissional.

Palavras-chave : Cartografia; Mapas; Arte; Educação Profissional; Palavras chave; Palavras chave.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )