SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2WHEN DREAM CEASES AND THE PSYCHOPEDAGOGICAL ILLUSION INVADES US, SCHOOL ENTERS CRISIS. COMPARATIVE NOTES ARGENTINA, BRAZIL, FRANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VASQUES, Carla Karnoppi; PEREIRA, Marcelo Ricardo  and  MOSCHE., Simone Zanon. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.288-296.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597.

Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade.

Keywords : Formação de professores; Educação; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )