Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
VASQUES, Carla Karnoppi; PEREIRA, Marcelo Ricardo y MOSCHE., Simone Zanon. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.288-296. Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597.
Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade.
Palabras clave : Formação de professores; Educação; Psicanálise.