SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2CUANDO EL SUEÑO CESA Y LA ILUSION PSICOPEDAGOGICA INVADENOS, LA ESCUELA ENTRA EN CRISIS. ESBOZO COMPARATIVO ARGENTINA, BRASIL, FRANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VASQUES, Carla Karnoppi; PEREIRA, Marcelo Ricardo  y  MOSCHE., Simone Zanon. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.288-296.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597.

Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade.

Palabras clave : Formação de professores; Educação; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )