SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2QUANDO O SONHO CESSA E A ILUSÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS INVADE, A ESCOLA ENTRA EM CRISE. NOTAS COMPARATIVAS ARGENTINA, BRASIL, FRANÇA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VASQUES, Carla Karnoppi; PEREIRA, Marcelo Ricardo  e  MOSCHE., Simone Zanon. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.288-296.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597.

Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade.

Palavras-chave : Formação de professores; Educação; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )