SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2TEACHER TRAINING, EDUCATION AND PSYCHOANALYSIS: AN OVERVIEWCORRESPONDENCES ABOUT THE ‘OTHER’ IN SPECIAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LAJONQUIERE, Leandro de. QUANDO O SONHO CESSA E A ILUSÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS INVADE, A ESCOLA ENTRA EM CRISE. NOTAS COMPARATIVAS ARGENTINA, BRASIL, FRANÇA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.297-315.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651506.

A partir das referências críticas de Freud à pedagogia, apresenta-se a tese de que, embora todo ideário pedagógico se estruture a partir de um ponto cego, qual seja, o desconhecimento do desejo em causa no laço educativo escolar, cabe a toda criança inverter a demanda adulta para conquistar para si um lugar de palavra numa história e assim adentrar no conhecimento. No entanto, essa operação bem pode reclamar um trabalho psíquico suplementar por parte da criança dependendo de como o sistema pedagógico se enderece a ela. O endereçamento adulto deve interpelar a criança como aluno para que assim ela possa se lançar dignamente ao aprendizado escolar. A eficácia simbólica dessa interpelação pedagógica foge ao gabarito do desenvolvimento das competências docentes e, portanto, a todo programa de formação profissional. O esboço de uma comparação entre os sistemas escolares franceses, brasileiros e argentinos, e suas transformações na história, permite precisar, por um lado, o valor heurístico da noção de ilusão psicopedagógica (LAJONQUIERE, 1997) e, por outro, afirmar que cada um deles desconhece, de forma singular, que todo processo massivo de escolarização bem-sucedido é animado pelo sonho moderno de uma escola para todos sem distinção de origem familiar.

Keywords : Formação de professores; Escola moderna; Ilusão psicopedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )