SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2WHEN DREAM CEASES AND THE PSYCHOPEDAGOGICAL ILLUSION INVADES US, SCHOOL ENTERS CRISIS. COMPARATIVE NOTES ARGENTINA, BRAZIL, FRANCEIS IT THAT THE ACTUAL TEACHING IS FORMED BY THE "SELECTION OF THE BAD"? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VASQUES, Carla  and  ULLRICH, Wladimir. CORRESPONDÊNCIAS SOBRE O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.316-333.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393.

O outro como tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas. Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas. Buscamos compreender a perplexidade - ou mesmo a impossibilidade - envolvida no processo de tornar-se professor desse outro, quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaio O inquietante (1919), de Freud. A conversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa. Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor. Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente.

Keywords : Educação especial; Formação de professores; Licenciaturas; Modernidade; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )