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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VASQUES, Carla  e  ULLRICH, Wladimir. CORRESPONDÊNCIAS SOBRE O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.316-333.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393.

O outro como tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas. Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas. Buscamos compreender a perplexidade - ou mesmo a impossibilidade - envolvida no processo de tornar-se professor desse outro, quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaio O inquietante (1919), de Freud. A conversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa. Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor. Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente.

Palavras-chave : Educação especial; Formação de professores; Licenciaturas; Modernidade; Psicanálise.

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