SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2CORRESPONDÊNCIAS SOBRE O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIALMAL-ESTAR NA ESCOLA O DISCURSO DOS PROFESSORES DIANTE DOS IMPERATIVOS EDUCATIVOS CONTEMPORÂNEOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PEREIRA, Marcelo Ricardo. SERÁ MESMO QUE O MAGISTÉRIO ATUAL É FORMADO PELA “SELEÇÃO DOS PÉSSIMOS”?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.333-347.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650480.

As precárias condições da organização e da prática docente de boa parte da Educação Básica do país, o reduzido trabalho coletivo com pares e gestores, as movediças relações com o saber, com o conhecimento e com a formação, bem como os graves problemas de proletarização, de remuneração e de reconhecimento social e de carreira, têm contribuído severamente para produzir certos modos de ser professor que podem condenar o desenvolvimento das novas gerações e todo um projeto de nação. Com os aportes de autores do campo da formação docente e introduzindo elementos do sintoma subjetivo e do método de orientação clínica na escuta de professores, qualificamos nossos argumentos para pôr em questão se realmente selecionamos ou não aqueles que haveriam de ser ajuizados como “péssimos”, sem deixar de mostrar o que podemos fazer diante desse indisfarçável fenômeno.

Palavras-chave : Formação docente; Licenciaturas; Orientação clínica; Sintoma subjetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )