SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2SERÁ MESMO QUE O MAGISTÉRIO ATUAL É FORMADO PELA “SELEÇÃO DOS PÉSSIMOS”?ptA PEDAGOGIA ESQUECIDA DO AMOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COUTINHO, Luciana Gageiro. MAL-ESTAR NA ESCOLA O DISCURSO DOS PROFESSORES DIANTE DOS IMPERATIVOS EDUCATIVOS CONTEMPORÂNEOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.348-362.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653274.

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), por meio de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF. Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão acerca do cenário contemporâneo, sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Mal-estar; Professores; Ideais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )