SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2MALAISE IN SCHOOL THE TEACHERS' DISCOURSE IN THE FACE OF CONTEMPORARY EDUCATIONAL IMPERATIVESTHE ELABORATION TIME OF THE "I, A TEACHER" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VOLTOLINI, Rinaldo. ptA PEDAGOGIA ESQUECIDA DO AMOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.363-381.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360.

Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição na qual sua presença subjetiva não é considerada entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.

Keywords : Amor; Transferência; Mistério; Problema; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )