SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2MALESTAR EN LA ESCUELA EL DISCURSO DE LOS PROFESORES FRENTE A LOS IMPERATIVOS EDUCATIVOS CONTEMPORÁNEOSEL TIEMPO DE ELABORACIÓN DE UN "YO PROFESOR" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VOLTOLINI, Rinaldo. ptA PEDAGOGIA ESQUECIDA DO AMOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.363-381.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360.

Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição na qual sua presença subjetiva não é considerada entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.

Palabras clave : Amor; Transferência; Mistério; Problema; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )