SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2MAL-ESTAR NA ESCOLA O DISCURSO DOS PROFESSORES DIANTE DOS IMPERATIVOS EDUCATIVOS CONTEMPORÂNEOSO TEMPO DE ELABORAÇÃO DE UM "EU PROFESSOR" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VOLTOLINI, Rinaldo. ptA PEDAGOGIA ESQUECIDA DO AMOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.363-381.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360.

Neste artigo, trataremos da questão do amor como fato estrutural na educação e do obscurecimento de seu papel e peso na questão educativa, propiciado pelas teorias pedagógicas contemporâneas que, centradas na aprendizagem do aluno e seu desenvolvimento, deslocaram o papel do professor a uma posição na qual sua presença subjetiva não é considerada entre os elementos determinantes da aprendizagem ou da transmissão do conhecimento, contando apenas seu papel funcional de intermediário entre o aluno e o conhecimento.

Palavras-chave : Amor; Transferência; Mistério; Problema; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )