SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2A PEDAGOGY THAT MISSED LOVETHE WRITING AUTHORSHIP OF WOMEN-TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BLANCHARD-LAVILLE, Claudine  and  DUBOIS, Arnaud. O TEMPO DE ELABORAÇÃO DE UM "EU PROFESSOR". ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.382-394.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653400.

A partir de pesquisas realizadas no âmbito da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação na França, queremos mostrar que a construção da identidade de um professor se estende ao longo de vários anos. É um processo gradual marcado por um passo semelhante a uma crise da adolescência profissional, durante o qual a relação com o saber profissional tem suas próprias características. Nós mostraremos, então, quais são as formas de acompanhamento que nos parecem mais adequadas, para levar em consideração os resultados dessas pesquisas sobre os primeiros anos de exercício da profissão docente.

Keywords : Formação de professores; Psicanálise; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )