SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2UNA PEDAGOGIA OLVIDADA DEL AMORLA ESCRITURA AUTORAL DE LAS MUJERES-MAESTRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BLANCHARD-LAVILLE, Claudine  y  DUBOIS, Arnaud. O TEMPO DE ELABORAÇÃO DE UM "EU PROFESSOR". ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.382-394.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653400.

A partir de pesquisas realizadas no âmbito da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação na França, queremos mostrar que a construção da identidade de um professor se estende ao longo de vários anos. É um processo gradual marcado por um passo semelhante a uma crise da adolescência profissional, durante o qual a relação com o saber profissional tem suas próprias características. Nós mostraremos, então, quais são as formas de acompanhamento que nos parecem mais adequadas, para levar em consideração os resultados dessas pesquisas sobre os primeiros anos de exercício da profissão docente.

Palabras clave : Formação de professores; Psicanálise; Prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )