SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ptA PEDAGOGIA ESQUECIDA DO AMORA ESCRITA AUTORAL DE MULHERES-PROFESSORAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BLANCHARD-LAVILLE, Claudine  e  DUBOIS, Arnaud. O TEMPO DE ELABORAÇÃO DE UM "EU PROFESSOR". ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.382-394.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653400.

A partir de pesquisas realizadas no âmbito da clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação na França, queremos mostrar que a construção da identidade de um professor se estende ao longo de vários anos. É um processo gradual marcado por um passo semelhante a uma crise da adolescência profissional, durante o qual a relação com o saber profissional tem suas próprias características. Nós mostraremos, então, quais são as formas de acompanhamento que nos parecem mais adequadas, para levar em consideração os resultados dessas pesquisas sobre os primeiros anos de exercício da profissão docente.

Palavras-chave : Formação de professores; Psicanálise; Prática docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )