SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O TEMPO DE ELABORAÇÃO DE UM "EU PROFESSOR"SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR E INDICADORES DE RESILIÊNCIA EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DINIZ, Margareth  e  GOULART, Natália. A ESCRITA AUTORAL DE MULHERES-PROFESSORAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.395-415.  Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653203.

O presente artigo trata da escrita feminina na formação docente. Quando nos atemos à formação docente, é inexorável atentarmos às histórias de vida das mulheres-professoras, posto que trabalhamos em prol de uma formação docente implicada, considerando a relação entre a docência feminilizada e o feminino. Como método de pesquisa utilizamos a pesquisa/intervenção por meio de oficinas, analisando as narrativas de vida das mulheres-professoras na relação com a escrita e nos perguntamos: O que quer a escrita das mulheres-professoras? Que corpo e histórias irão se inscrever na experiência/invenção com a escrita das mulheres-professoras? Que relação é esta que se estabelece entre a construção do gênero e a escrita feminina? Ao se falar de uma escrita feminina, de uma escrita que convive com o saber da falta, algo de novo pode ser reinventado, então é nesse lugar indecifrável que a escrita feminina desequilibra o paradigma, o centro. Como efeito da pesquisa/intervenção é possível dizer que o saber do vazio instaura um saber feminino.

Palavras-chave : Formação; Mulheres-professoras; subjetividade; escrita feminina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )