SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2LA ESCRITURA AUTORAL DE LAS MUJERES-MAESTRASCEGUERA Y CONCEPTUALIZACIÓN EN CIENCIAS: LA PERCEPCIÓN DE PROFESORES Y ALUMNOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OLIVEIRA; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella  y  REIS, Leandro Augusto dos. SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR E INDICADORES DE RESILIÊNCIA EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.416-434.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8648127.

No entendimento de que aspectos cognitivos, afetivos e sociais interatuam na aprendizagem da Matemática; fatores protetivos e de risco constituem a resiliência e as significações atribuídas à disciplina podem favorecer ou dificultar o processo de aprendizagem, a pesquisa ancorou-se na perspectiva teórica piagetiana. Objetivou-se analisar a significação do professor da sala de apoio em relação ao encaminhamento do aluno e identificar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos indicadores de fatores protetivos no contexto de um programa no contraturno, destinado ao trabalho junto aos alunos de 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental (11 a 15 anos) com dificuldades de aprendizagem em Matemática. Utilizou-se para coleta dos dados, três instrumentos sendo dois construídos para o estudo, do tipo escala likert de 4 pontos com 23 itens e uma ficha de avaliação usada para o encaminhamento dos alunos ao programa de contraturno. Os instrumentos foram respondidos pelo professor, avaliando individualmente os alunos em situações relativas à aprendizagem de Matemática. Como resultado foi possível reconhecer diferença entre a avaliação por meio da ficha de encaminhamento, na qual predominavam significações negativas e a avaliação com os instrumentos, por meio dos quais identificou-se os seguintes fatores protetivos: elaboração de estratégias, análise dos próprios procedimentos, planejamento de ações, enfrentamento de desafios, iniciativa de aproximação dos colegas, reconhecimento da perspectiva do outro, cooperação e engajamento na tarefa. Os fatores protetivos encontrados expressam possibilidades de constituição de um processo de intervenção promotor de resiliência neste contexto.

Palabras clave : Educação; Resiliência; Dificuldades de Aprendizagem; Matemática; Significações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )