SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2BLINDNESS AND SCIENCE CONCEPTUALIZATION: THE PERCEPTION OF BASIC EDUCATION TEACHERS AND STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NEVES, Júlia Guimarães; KRUGERRIDIANA DE LIMA GOMES  and  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. ENSAIO SOBRE O COMPORTAMENTO: ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.459-478.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651314.

Este ensaio, de natureza teórica, revisita conceitos formulados por destacados pesquisadores vinculados aos estudos sobre o comportamento: Ivan Pavlov, John Watson e Burrhus Frederic Skinner. Transitamos pelo estudo do comportamento de base científica, filosófica e, com especial destaque, adentramos na relação comportamento e educação. Ao revisitarmos as concepções do referidos os autores, refletimos sobre as apropriações e transferências que foram realizadas entre o que foi produzido no terreno do comportamentalismo e o que foi vivenciado como abordagem comportamentalista da educação. O ensaio mostra como a produção teórica sobre o comportamento constituiu justificativa para a tendência tecnicista, que vivenciou o seu auge em território brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Não obstante dos fins educacionais vivenciados na referida época, o ensaio aponta as contribuições atemporais dos autores citados e daquilo que produziu e permanece produzindo formas de conhecer o humano, as suas interações e as ações no e com o mundo.

Keywords : Comportamentalismo; Educação; Pedagogia Tecnicista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )