SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2SCHOOL INDISCIPLINE: ANALYSIS OF INDISCIPLINE OCCURÊNCES AT STATE PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

RIGO, Neusete Machado. INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS FORMAS DE CONVIVER COM O OUTRO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.495-512.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651501.

A questão das diferenças tem se apresentado como uma temática central nas discussões pedagógicas atuais. Esse debate se amplia nas escolas mediante a definição da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). O objetivo desse artigo é problematizar o enredamento que se dá entre o processo de inclusão escolar e a questão das diferenças nas práticas dos professores de uma escola pública de educação básica. Discute-se como a escola, embora sendo uma instituição normativa, pode desenvolver uma educação em que as diferenças possam existir e não sejam consideradas como um ‘problema’ de ordem pedagógica e social, como frequentemente constatamos. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa que desenvolve um estudo de caráter descritivo- analítico sobre os processos de inclusão escolar, a partir de referenciais foucaultianos. Para o levantamento de dados, utiliza-se a pesquisa documental e a observação participante em momentos de planejamento e de formação pedagógica dos professores dessa escola. A análise dos dados foi realizada segundo a problematização de duas categorias: a inclusão que normaliza e conduz o outro ao mesmo; e a inclusão que promove um encontro com o outro. Os resultados apontaram que a inclusão escolar está proporcionando um encontro com o outro que efetiva, tanto processos de normalização que anulam as diferenças e conduzem à mesmidade, quanto processos que produzem experiências nos sujeitos, levando-os a reconhecer o outro como diferença que não depende do consentimento do eu para existir.

Keywords : Diferenças; Experiência; Normalização; Encontro com o outro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )