SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2SCHOOL INCLUSION: A LOOK AT WAYS TO LIVE WITH THE OTHERARTS OF SI AT THE MAGISTRARY: THE DANDY PEDAGOGUE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MOURA, Dirley Aparecido de  and  PRODOCIMO, Elaine. INDISCIPLINA ESCOLAR: ANÁLISE DOS REGISTROS DE OCORRÊNCIAS DE INDISCIPLINAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.513-529.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469.

A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de uma cidade do interior de SP. Foram identificados os estudantes com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses estudantes. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto, observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro. Os ROIs seriam importantes materiais para prevenção de atos de indisciplina se usados de maneira criteriosa e coerente.

Keywords : Indisciplina Escolar; Autonomia; Autoridade do Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )