SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2INCLUSIÓN ESCOLAR: UNA MIRADA SOBRE LAS FORMAS DE CONVIVIR CON EL OTROARTES DE SI SOBRE EL MAGISTERIO: EL DANDI EDUCATOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MOURA, Dirley Aparecido de  y  PRODOCIMO, Elaine. INDISCIPLINA ESCOLAR: ANÁLISE DOS REGISTROS DE OCORRÊNCIAS DE INDISCIPLINAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.513-529.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469.

A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de uma cidade do interior de SP. Foram identificados os estudantes com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses estudantes. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto, observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro. Os ROIs seriam importantes materiais para prevenção de atos de indisciplina se usados de maneira criteriosa e coerente.

Palabras clave : Indisciplina Escolar; Autonomia; Autoridade do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )