SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2SCHOOL INDISCIPLINE: ANALYSIS OF INDISCIPLINE OCCURÊNCES AT STATE PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes  and  HOFFMANN, Ana Clelia. ARTES DE SI NO MAGISTÉRIO: O DÂNDI EDUCADOR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.530-545.  Epub Sep 19, 2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8651066.

Este artigo tem o objetivo de propor uma discussão sobre o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, como campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade, sendo assim seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Desse modo, o dândi educador, por meio de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos a fim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor.

Keywords : Dandismo; Educador; Estética da existência; Subjetivação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )